SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Características clínicas e sociodemográficas da clientela atendida em uma clínica-escola de psicologiaRepresentações sociais sobre a atuação do psicólogo escolar: um estudo com profissionais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  e  GOMES, Isabel Cristina. A "fragilização das funções parentais" na família contemporânea: determinantes e consequências. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 491-502. ISSN 1413-389X.

O fenômeno da "fragilização das funções parentais" relaciona-se a dificuldades que os pais possuem em educar seus filhos, na atualidade, devido à insegurança e a dúvidas no exercício de suas funções. Este artigo tem como objetivo apresentar os determinantes deste fenômeno e suas consequências para a família contemporânea. Foram percorridos os aspectos históricos, socioculturais e econômicos desse fenômeno; bem como, partindo de um referencial psicanalítico, mais propriamente freudiano e winnicottiano, foram levantadas as decorrências do mesmo para a construção do desenvolvimento infantil. Desta forma, constatou-se que esse fenômeno se articula com as transformações do novo lugar ocupado pela criança na família, com o desenvolvimento das "ciências especializadas", com a "cultura do narcisismo" e, finalmente, que as crianças expostas a este fenômeno podem se desenvolver em meio a um ambiente de liberdade excessiva, que pode ser prejudicial.

Palavras-chave : Papel dos pais; Relações pais-criança; Disciplina da criança; Crianças em idade pré-escolar; Permissividade dos pais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License