SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A "fragilização das funções parentais" na família contemporânea: determinantes e consequênciasInstrumentos na prática clínica: CBCL como facilitador da análise funcional e do planejamento da intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RAMOS, Daniela Karine. Representações sociais sobre a atuação do psicólogo escolar: um estudo com profissionais da educação. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 503-511. ISSN 1413-389X.

O artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre as representações sociais que os profissionais da educação têm sobre quem é o psicólogo escolar e qual é a sua função na escola. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e envolveu 22 profissionais da área de educação. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas utilizando-se a técnica de registro contínuo. Como orientação metodológica para análise e discussão utilizou-se a proposta da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível a sistematização de duas categorias de representações sociais partilhadas no espaço escolar. A primeira se aproxima da perspectiva clínica, norteada por um modelo individualizado, na qual o psicólogo escolar tem o papel de evitar desajustes e desadaptações do aluno, revelando a crença de que a presença de um psicólogo é solução para muitos problemas. Na segunda, identificam-se concepções teóricas atuais que definem o psicólogo escolar como um agente de mudança que atua junto a toda comunidade escolar e sobre problemas psicossociais, visando favorecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave : Psicólogo Escolar; Representação social; Função do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License