SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Representações sociais sobre a atuação do psicólogo escolar: um estudo com profissionais da educaçãoTranstorno dismórfico corporal: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WIELEWICKI, Annie; GALLO, Alex Eduardo  e  GROSSI, Renata. Instrumentos na prática clínica: CBCL como facilitador da análise funcional e do planejamento da intervenção. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 513-523. ISSN 1413-389X.

É amplamente documentado na literatura o uso de instrumentos variados - questionários, inventários, testes - tanto na pesquisa, quanto na prática clínica comportamental. Neste trabalho, destacaremos o uso do CBCL como um instrumento facilitador da análise funcional de comportamentos de encoprese apresentados por uma criança de 10 anos de idade. O instrumento foi utilizado como indicativo de comportamentos-alvo, pois as escalas que foram apresentadas por maior pontuação (queixas somáticas, problemas de pensamento, ansiedade/depressão, comportamento agressivo, e problemas sociais) serviram como pistas para investigação nas análises funcionais. A partir dessas análises, definiram-se estratégias de intervenção, considerando as classes de comportamento que precisavam ser trabalhadas.

Palavras-chave : Instrumentos; Análise funcional; Encoprese; CBCL.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License