SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Instrumentos na prática clínica: CBCL como facilitador da análise funcional e do planejamento da intervençãoVariáveis e procedimentos de controle do comportamento de obedecer em crianças: uma análise da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SALINA-BRANDAO, Alessandra et al. Transtorno dismórfico corporal: uma revisão da literatura. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 525-540. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho teve o objetivo de revisar artigos sobre TDC publicados entre os anos de 1980 e 2008, indexados nas bases de dados Lilacs, Francis, Scielo, Psychinfo e Ovid. As principais categorias de análise do estudo foram bibliografia, método, resultado e suas especificações. Entre os resultados obtidos ressalta-se o aumento considerável de publicações a partir do ano de 1996 e a baixa frequência de publicações nacionais sobre o tema. Os artigos consultados eram em sua maioria de caracterização, tinham como delineamentos mais frequentes o não experimental e o experimental e usavam o relato verbal como principal fonte de coleta de dados. Os resultados dos estudos investigados focam principalmente os comportamentos e características típicas da população diagnosticada com TDC. O presente trabalho discute os artigos consultados, suas contribuições para a área e lacunas no conhecimento.

Palavras-chave : Transtorno dismórfico corporal; Estudo de revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License