SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Explorando a associação entre QI e diferentes desfechos de vida: resultados de uma amostra longitudinal de gêmeos monozigóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COLOM, Roberto  e  FLORES-MENDOZA, Carmen. O capital humano e as riquezas das nações. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 15-30. ISSN 1413-389X.

Apresenta-se uma discussão sobre o Capital Humano (CH) e o desenvolvimento nacional. Em primeiro lugar, se observa que a associação entre o nível educativo dos cidadãos e a riqueza dos países é da ordem de 0,30 a 0,40. Por outro lado, a relação entre o desempenho escolar (avaliado pelas provas PISA ou TIMSS) e a capacidade intelectual (medida en QI) é de 0,82. A associação entre o nível intelectual dos cidadãos e a riqueza dos países é de 0,70. O QI, portanto, parece ser uma das características mais importantes do CH. Finalmente, se discute como o efeito Flynn (ganhos cognitivos de geração) justifica uma positiva perspectiva para o crescimento dos países em desenvolvimento.

Palavras-chave : Capital humano; Capacidade intelectual; Desempenho escolar; Riqueza das nações.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )