SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O capital humano e as riquezas das naçõesDesempenho intelectual e acadêmico de adolescentes contaminados por chumbo: relação com as habilidades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NEDELEC, Joseph L.; SCHWARTZ, Joseph A.; CONNOLLY, Eric J.  e  BEAVER, Kevin M.. Explorando a associação entre QI e diferentes desfechos de vida: resultados de uma amostra longitudinal de gêmeos monozigóticos. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 31-44. ISSN 1413-389X.

Um grande número de pesquisas tem revelado que as medidas de QI são altamente preditivas de uma ampla faixa de desfechos de vida. No entanto, a maioria dos estudos que examinam essas associações tem empregado técnicas estatísticas correlacionais que tendem a confundir influências ambientais e genéticas. O presente estudo aborda esta lacuna na literatura através do uso de uma abordagem de pontos de diferença entre gêmeos monozigóticos para explorar a associação entre QI e uma variedade de resultados medidos, incluindo saúde geral, uso de drogas, relacionamentos, comportamento sexual, nível educacional, bem-estar econômico e ligação com justiça criminal. A análise de gêmeos monozigóticos do National Longitudinal Study of Adolescent Health (Add Health) revelou que, entre gêmeos, as diferenças de QI têm pouco efeito sobre a maioria dos resultados examinados. As implicações dessas descobertas e sugestões para futuras pesquisas são discutidas.

Palavras-chave : Add Health; QI; Desfechos de vida; Pontos de diferença MZ; Gêmeos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )