SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Explorando la asociación entre CI y diferentes desenlaces de vida: resultados de una muestra longitudinal de gemelos monocigóticosHabilidades sociales y rendimiento académico: la función mediadora de la competencia cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

DASCANIO, Denise et al. Desempenho intelectual e acadêmico de adolescentes contaminados por chumbo: relação com as habilidades sociais. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 45-60. ISSN 1413-389X.

Este estudo investigou o impacto da plumbemia, quatro anos após a intoxicação, sobre o desempenho intelectual (QI) e acadêmico e, oito anos após sobre problemas de comportamento e habilidades sociais. Participaram 54 adolescentes, com idade média de 14 anos, divididos em dois grupos: com baixa plumbemia (inferior a 5µg/dl) e com alta plumbemia (superior a 10µg/dl). Os participantes avaliados em medidas de habilidades sociais e problemas de comportamento (IHSA-Del-Prette, SSRS-BR), haviam sido avaliados, há quatro anos, com o WISC-III e o TDE. Os resultados apontaram prejuízos para o grupo com alta plumbemia no QI de Execução e em indicadores de problemas de comportamento. Não foram observadas diferenças entre os grupos quanto ao desempenho escolar e às habilidades sociais avaliadas pelo professor, porém o grupo com alta plumbemia se autoavaliou com melhor repertório de habilidades sociais. São discutidas possíveis explicações e implicações para esses resultados e novas questões de pesquisa são apresentadas.

Palabras clave : Desempenho acadêmico; Desempenho intelectual; Habilidades sociais; Nível de chumbo no sangue; Problema comportamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )