SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Desempenho intelectual e acadêmico de adolescentes contaminados por chumbo: relação com as habilidades sociaisA relação dos Três Gigantes de Eysenck com inteligência fluida e cristalizada e potencial de aprendizagem entre adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FEITOSA, Fabio Biasotto; DEL PRETTE, Zilda A. P.  e  DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e rendimento acadêmico: a função mediadora da competência cognitiva. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 61-70. ISSN 1413-389X.

Vários estudos têm destacado a correlação entre habilidades sociais e desempenho acadêmico. No entanto, os processos implicados nesta associação não estão suficientemente claros. Este trabalho teve como objetivo testar a hipótese de que a competência cognitiva é uma variável mediadora que possibilita relacionar habilidades sociais e desempenho acadêmico. 80 crianças de ambos os sexos (idade média = 8,15 anos) foram avaliadas pelo teste de inteligência Columbia, o Social Skills Rating System (SSRS-BR) e o School Achievement Test (SAT). A Análise GLM confirmou a hipótese inicial de a competência cognitiva mediar o instrumental, assim como da função facilitadora das habilidades sociais no rendimento acadêmico. Implicações para intervenções escolares precoces com o ojetivo de promover habilidades sociais são discutidas, assim como possíveis direções para pesquisas futuras.

Palavras-chave : Desempenho acadêmico; Habilidades sociais; Dificuldades de aprendizagem; Mediação de relacionamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )