SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Social skills and academic achievement: the mediating function of cognitive competenceThe interplay of behavioral dispositions and cognitive abilities: sociosexual orientation, emotional intelligence, executive functions and life history strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ĐAPO, Nermin; KOLENOVIć-ĐAPO, Jadranka; HADžIAHMETOVIć, Nina  and  FAKO, Indira. A relação dos Três Gigantes de Eysenck com inteligência fluida e cristalizada e potencial de aprendizagem entre adolescentes. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 71-86. ISSN 1413-389X.

O objetivo do estudo foi explorar a relação entre os Três Gigantes de Eysenck e inteligência fluida e cristalizada e potencial de aprendizagem entre adolescentes. Um total de 205 alunos da sexta série (50,44% do sexo masculino) de cinco escolas de ensino fundamental participou da pesquisa. A idade média dos participantes foi de 12,56 (DP = 0,61). A inteligência fluida foi medida pelo teste das Matrizes Progressivas de Raven e pelo Cattell's free-culture test, a inteligência cristalizada foi medida pela Escala de Vocabulário Mill Hill, e o potencial de aprendizagem foi medido pela Avaliação do Potencial de Aprendizagem, (EPA-2). Os traços de personalidade foram medidos pelo Junior Eysenck Personality Questionnaire. Os resultados obtidos são consistentes com os resultados de outros estudos, nos quais correlações moderadas entre traços de personalidade e inteligência têm sido estabelecidas. Psicoticismo, Extroversão e escala Lay estão relacionados com medidas de inteligência fluida e cristalizada. A correlação entre traços de personalidade e potencial de aprendizagem é menor em comparação com as correlações entre traços de personalidade e inteligência fluida e cristalizada. Os resultados obtidos em nossa pesquisa estão parcialmente de acordo com o quadro de dois níveis conceituais de Chamorro-Premuzic e Furnham (2005). Ou seja, estamos propensos a interpretar Extroversão como traço de personalidade que, exceto se for relacionado com desempenho em teste de inteligência, tem um efeito a longo prazo no desenvolvimento da inteligência, previamente através da sociabilidade e da atividade. Os resultados de nossa pesquisa argumentam a favor da suposição de que o método de teste dinâmico de inteligência diminui a correlação entre traços de personalidade e habilidades intelectuais, definidos como potencial de aprendizagem. Além disso as mediçoes obtidas pelo teste dinâmico de inteligência são os construtos de explicação adicional que podem contribuir para a explicação da correlação entre personalidade e inteligência. Em geral, os resultados obtidos na pesquisa são paralelos com a hipótese de Estimulação (Lounsbury, Sundstrom, Loveland, & Gibson, 2003; Strelau, Zawadzki, & Piotrowska, 2001). Sociabilidade e atividade, referidos como os componentes de Extroversão e a ausência de Psicoticismo, estão relacionados positivamente com nova experiência, melhor estimulação, e níveis mais elevados de estímulo cognitivo, que, por sua vez, pode resultar em níveis mais elevados de aptidão cognitiva. Em geral, o padrão de comportamento pró-social contribui para um maior envolvimento na busca por recursos ambientais, os quais poderiam promover o desenvolvimento cognitivo.

Keywords : Traços de personalidade; Inteligência fluida; Inteligência cristalizada; Potencial de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )