SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A relação dos Três Gigantes de Eysenck com inteligência fluida e cristalizada e potencial de aprendizagem entre adolescentesÉ inteligente acreditar em Deus?: A relação da religiosidade com educação e inteligência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FIGUEREDO, Aurelio José et al. O interjogo entre disposições comportamentais e habilidades cognitivas: orientação sócio-sexual, inteligência emocional, funções executivas e estratégia de história de vida. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 87-100. ISSN 1413-389X.

A teoria da História de Vida (Life History - LH) prevê que traços psicossociais serão selecionados de modo a se agruparem em conjuntos coordenados e coerentes de táticas comportamentais coadaptadas. Entre tais táticas coadaptadas estão disposições comportamentais, ou "orientações sócio-sexuais", dirigidas tanto a uniões de curto prazo (short-term mating - STM) e uniões de longo prazo (long-term mating - LTM), as quais são associadas a estratégias lentas e rápidas de LH, respectivamente. Predizemos que algumas habilidades mentais específicas, funções executivas (executive funcions - EF) e inteligência emocional (emotional intelligente - EI) devem ser altas em estratégias lentas de LH, e devem diferencialmente predizer STM e LTM, e parcialmente mediar as relações entre estratégias de LH e tais diferentes orientações sócio-sexuais. 572 estudantes de graduação do sexo feminino completaram questionários medindo suas estratégias de LH, EI, EF e orientações sócio-sexuais dirigidas a STM ou LTM. Os dados encontrados foram consistentes com nosso modelo estrutural teoricamente especificado. Os resultados sugerem que as EF parcialmente mediam ambas relações entre as estratégias LH lentas e STM e a relação entre LH lento e EI, e somente de maneira indireta influencia a LTM por meio de seus efeitos na STM e EI. Além do que, a EI parcialmente media a relação entre estratégia de LH lenta e LTM. Implicações para como a estratégia de LH coordena disposições comportamentais e habilidades mentais requeridas para implementá-las são discutidas.

Palavras-chave : Estratégia de história de vida; Estratégia de uniões de longo prazo; Orientação sócio-sexual; Funções executivas; Inteligência emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )