SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1É inteligente acreditar em Deus?: A relação da religiosidade com educação e inteligênciaConsiderações sobre QI e capital humano no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PRIMI, Ricardo; NAKANO, Tatiana de Cássia  e  WECHSLER, Solange Muglia. Análise fatorial inter-baterias: Batería de Habilidades de Raciocinio (BPR-5) y Batería de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 121-132. ISSN 1413-389X.

Este estudo realizou a análise fatorial inter-baterias dos instrumentos BPR-5 e WJ-III com a finalidade de investigar quais construtos latentes estão sendo medidos pelos subtestes de ambas as baterias. A amostra foi composta por 90 estudantes de graduação em Psicologia (68% mulheres), com idades variando entre 20 e 46 anos (M=26,49, DP=7,16). Os participantes responderam a onze subtestes (sendo 5 da BPR-5 e 6 da WJ- III) como parte da disciplina de avaliação psicológica. Os resultados apontaram um modelo de três fatores correlacionados, sendo inteligência cristalizada - Gc (composto pelos subtestes de raciocínio verbal, vocabulário, sinônimos, antônimos, analogias), inteligência fluida - Gf (composto pelos subtestes de raciocínio abstrato, formação de conceito e relações espaciais) e processamento visual Gv (composto pelos subtestes de raciocínio espacial, raciocínio mecânico e raciocínio numérico). Estudantes com alta habilidade apresentaram um perfil desbalanceado, no qual Gv mostrou-se mais alto que Gc. Em conclusão, este estudo demonstrou a validade de construto destas baterias de testes, confirmando o modelo de fatores amplos proposto por Cattell-Horn-Carroll (CHC) para compreender e medir as diferenças intelectuais.

Palavras-chave : Teoria Cattell-Horn-Carroll (CHC); Habilidades cognitivas; Validade; Inteligência; Psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )