SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Análise fatorial inter-baterias: Batería de Habilidades de Raciocinio (BPR-5) y Batería de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson IIIInteligência humana e suas implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FLORES-MENDOZA, Carmen et al. Considerações sobre QI e capital humano no Brasil. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 133-154. ISSN 1413-389X.

O Brasil se tornou a nona maior economia e a de mais rápido crescimento mundial. Além disso, o Brasil alcançou uma posição de liderança na América Latina. Recentemente, foi encontrada pela ciência psicológica uma correlação positiva entre o QI médio dos países e sua capacidade de crescimento econômico. No entanto, vários estudos, liderados pelo psicólogo britânico Richard Lynn, relatam um QI médio de 87 para o Brasil, o que parece ser insuficiente para explicar seu desempenho econômico atual. O presente artigo mostra os dados do desempenho cognitivo de 1192 adultos brasileiros (46% homens) recrutados da população geral de Minas Gerais e 1641 estudantes de universidades da Amazônia, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Os instrumentos utilizados foram as Matrizes Progressivas de Raven, Escala Geral (população geral) e Avançada (estudantes universitários). As escalas de Raven são os testes mais utilizados em estudos sobre diferenças cognitivas em nível nacional. Os resultados indicaram um QI médio de 89 na população geral, um valor não muito diferente da estimativa de Lynn. No entanto, o desempenho cognitivo do capital humano de alto nível, concentrado nas universidades públicas brasileiras, foi indistinguível do desempenho dos participantes de universidades de países desenvolvidos. O capital humano com alto desempenho cognitivo é o único segmento da sociedade capaz de produzir e aprimorar tecnologias, elevar a escala de desenvolvimento e alcançar os países desenvolvidos. Assim, concluiu-se que o QI médio nacional não é um bom indicador para o potencial brasileiro de liderança intelectual e econômica na América Latina. Em vez disso, um dos melhores indicadores poderia ser a magnitude (e qualidade) do capital humano de alto nível do Brasil, que foi estimado em 20 milhões de pessoas. Este número compete com o capital humano de países desenvolvidos, tanto em qualidade quanto em potencial.

Palavras-chave : QI brasileiro; Inteligência; Capital humano; QI nacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )