SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Considerações sobre QI e capital humano no BrasilDesempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, José Aparecido Da; RIBEIRO-FILHO, Nilton P.  e  SANTOS, Rosemary Conceição dos. Inteligência humana e suas implicações. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 155-188. ISSN 1413-389X.

Qual a relação entre competência cognitiva individual e/ou de uma população, em âmbito nacional, com diferentes indicadores da qualidade de vida individual ou coletiva? Revisando diferentes estudos que pontuam, contemporaneamente, o papel relevante que inteligência individual ou coletiva tem desempenhado, nossa análise demonstra que os QI(s), individual e/ou nacional estão significativamente associados a uma grande variedade de atributos sociais, econômicos, educacionais, políticos, geográficos, epidemiológicos, tecnológicos e de saúde. Em outras palavras, QI é positivamente correlacionado com um vasto, e variável, conjunto de relevantes indicadores para nossa qualidade de vida.

Palavras-chave : Inteligência; Educação; Habilidades cognitivas; Crescimento econômico; Desigualdade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )