SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Human intelligence and its implicationsHeideggerian thought in the existencial psychology of Boss and Binswanger author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BATTAGLINI, Marina Pavão; BEVILACQUA, Maria Cecília  and  SOUZA, Deisy das Graças de. Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 189-202. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste estudo foi verificar se a nomeação de figuras ocorreria após o ensino de relações condicionais entre palavra ditada e figura em quatro crianças com deficiência auditiva pré-lingual que receberam o implante coclear. As tarefas foram conduzidas com um microcomputador que exibia tentativas de emparelhamento de acordo com o modelo, e o procedimento de ensino foi baseado no responder por exclusão, que se supõe ser uma das rotas utilizadas por crianças para estabelecem relações inéditas entre nome-objeto. Todos os participantes aprenderam as relações entre palavra ditada e figura, porém as vocalizações emitidas não tinham correspondência pontual com a palavra ditada, demonstrando a independência funcional entre ouvir e falar. A análise por bigramas das vocalizações demonstra que os erros ocorreram com mais frequência nas porções intermediárias e iniciais das palavras do que nas finais, sugerindo que as contingências envolvidas na nomeação de figuras ainda devem ser melhor exploradas.

Keywords : Controle de estímulos; Repertório verbal; Deficiência auditiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )