SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Inteligência humana e suas implicaçõesO pensamento de Heidegger na psicologia existencial de Boss e Binswanger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BATTAGLINI, Marina Pavão; BEVILACQUA, Maria Cecília  e  SOUZA, Deisy das Graças de. Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 189-202. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste estudo foi verificar se a nomeação de figuras ocorreria após o ensino de relações condicionais entre palavra ditada e figura em quatro crianças com deficiência auditiva pré-lingual que receberam o implante coclear. As tarefas foram conduzidas com um microcomputador que exibia tentativas de emparelhamento de acordo com o modelo, e o procedimento de ensino foi baseado no responder por exclusão, que se supõe ser uma das rotas utilizadas por crianças para estabelecem relações inéditas entre nome-objeto. Todos os participantes aprenderam as relações entre palavra ditada e figura, porém as vocalizações emitidas não tinham correspondência pontual com a palavra ditada, demonstrando a independência funcional entre ouvir e falar. A análise por bigramas das vocalizações demonstra que os erros ocorreram com mais frequência nas porções intermediárias e iniciais das palavras do que nas finais, sugerindo que as contingências envolvidas na nomeação de figuras ainda devem ser melhor exploradas.

Palavras-chave : Controle de estímulos; Repertório verbal; Deficiência auditiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )