SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1El pensamiento de Heidegger en la psicología existencial de Boss y BinswangerEn la búsqueda de un encuentro: el método hermenéutico en la investigación en Psicología Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PAGLIARIN, Karina Carlesso et al. Avaliação neuropsicológica da linguagem pós-lesão de hemisfério direito: instrumentos de avaliação de desempenho e exame funcional. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 213-226. ISSN 1413-389X.

Este trabalho teve como objetivos apresentar uma revisão sobre a avaliação neuropsicológica da linguagem pós-lesão de hemisfério direito em adultos, buscando-se caracterizar os instrumentos de avaliação construídos especificamente para tal fim e os instrumentos de investigação da linguagem funcional; e verificar a frequência em que os instrumentos de avaliação das funções do hemisfério direito e os instrumentos de investigação da linguagem funcional são utilizados em pesquisas internacionais. Consultaram-se obras tradicionais de neuropsicologia sobre a avaliação neuropsicológica da linguagem, identificando-se quais instrumentos se propunham a avaliar habilidades linguísticas relacionadas ao hemisfério direito e quais examinavam a linguagem funcional. Fez-se uma busca na base de dados PubMed para estabelecer a frequência com que publicações internacionais abordavam estudos envolvendo esses instrumentos. Verificou-se que há poucos instrumentos de avaliação da linguagem em indivíduos com lesão de hemisfério direito. Torna-se necessária uma maior difusão e utilização desses instrumentos na clínica e na pesquisa.

Palabras clave : Linguagem; Comunicação; Avaliação neuropsicológica; Lesão de hemisfério direito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )