SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Revisão: efeitos do treino de memória em idosos normais e em idosos com comprometimento cognitivo leveExemplos sobre a importância do amor: estudo com crianças no contexto da moralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WARPECHOWSKI, Ananda  e  MOSMANN, Clarisse. A experiência da paternidade frente à separação conjugal: sentimentos e percepções. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 247-260. ISSN 1413-389X.

A fim de analisar a experiência da paternidade através das percepções e sentimentos de pais que vivenciaram uma separação conjugal, realizou-se um estudo exploratório e descritivo com método de análise de dados qualitativo. Foram entrevistados três homens que possuem filhos com idades entre 3 e 16 anos, selecionados através de um serviço de assistência judiciária gratuita. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e os resultados apresentados em três categorias: sentimentos do pai após a separação conjugal, relação deste pai com o cuidador (mãe e/ou avós) e participação na vida dos filhos. Os relatos destes pais indicam o desejo de maior participação na vida de seus filhos, não só financeiramente, mas também afetivamente. Além disso, as características da relação que estes pais estabelecem com sua ex-esposa e avós da criança se refletem nas possibilidades de contato com os filhos. Estes aspectos compõem a avaliação destes pais sobre a qualidade de vínculo mantido entre ele e seus filhos após a separação conjugal.

Palavras-chave : Paternidade; Divórcio; Envolvimento paterno; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )