SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1A experiência da paternidade frente à separação conjugal: sentimentos e percepçõesControle de estímulos e história comportamental: uma replicação de Freeman e Lattal (1992) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALVES, Ariadne Dettmann; ALENCAR, Heloisa Moulin de  e  ORTEGA, Antonio Carlos. Exemplos sobre a importância do amor: estudo com crianças no contexto da moralidade. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 261-272. ISSN 1413-389X.

Esse estudo investigou juízos de crianças sobre as escolhas dos exemplos de amor mais e menos importantes. Entrevistamos individualmente 40 escolares de 6 e 9 anos, utilizando o método clínico proposto por Piaget. Foram considerados mais importantes, principalmente, "amor por determinada(s) pessoa(s)", que aumentou com a idade, "ações de amor para outrem" e "ações com amor". A maioria das justificativas para essa escolha foi relacionada à "consequência positiva para si próprio", que aumentou com a idade. Sobre os exemplos de amor menos importantes, principalmente os escolares de 9 anos afirmaram não existir, e os de 6 anos elegeram as "ações com amor". Os argumentos para a escolha desses exemplos foram, especialmente, pela sua "pouca importância", que apresentou um acréscimo com a idade. A partir dessas considerações, este artigo amplia a discussão sobre a importância do amor no desenvolvimento, contribuindo com subsídios para propostas de intervenção na educação em valores morais.

Palavras-chave : Desenvolvimento moral; Juízo moral; Virtudes; Amor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )