SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Examples on the importance of love: a study with children in the context of morality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

COSTA, Carlos Eduardo; SOARES, Paulo Guerra  and  RAMOS, Murilo Nogueira. Controle de estímulos e história comportamental: uma replicação de Freeman e Lattal (1992). Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 273-288. ISSN 1413-389X.

Quatro universitárias foram expostas a um programa de reforço múltiplo FR-DRL e o efeito dessa história foi avaliado sobre um múltiplo FI-FI subsequente. Na primeira condição, a cor do botão de respostas era diferente em cada componente e o número de respostas no FR foi ajustado de maneira a aproximar a taxa de reforço nos dois componentes. Na exposição ao múltiplo FI-FI, as cores do botão foram aquelas da fase anterior. O intervalo do FI foi calculado com base no desempenho da fase anterior. Quando expostos ao múltiplo FR-DRL, os participantes emitiram taxa alta de respostas no FR e taxa baixa no DRL. Quando o programa mudou para um múltiplo FI-FI, três das quatro participantes apresentaram taxa alta no FI cuja cor do botão foi correlacionada ao FR e taxa baixa no FI cuja cor do botão foi correlacionada ao DRL. Para uma participante, as taxas pareceram ficar sob o controle do múltiplo FI-FI.

Keywords : História comportamental; Controle de estímulos; Esquemas de reforçamento; Esquema múltiplo; Humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )