SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Simbolismos infantis e a mágica dos contos: uma compreensão piagetiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AMORIM, Katia de Souza et al. O bebê e a construção de significações, em relações afetivas e contextos culturais diversos. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 309-326. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-03.

A perspectiva histórico-cultural considera a capacidade de significação como condição especificamente humana. Nesta pesquisa, investigaram-se processos de significação em bebês, em suas relações afetivas e vínculos. Conduziram-se estudos de casos múltiplos, exploratórios, longitudinais, em contextos diversos (casa, creche, abrigo). A análise desdobra-se de videogravações e entrevistas, com foco no comportamento de choro/incômodo. Verificou-se que significações e práticas dirigidas aos bebês variavam (busca insistente pelo sorriso; atenção e cuidado; consolo à distância). Em função dos vínculos/contextos, significações eram vivenciadas através da intercorporeidade bebê-parceiros, estes últimos sendo tanto adultos, como pares de idade. No drama das relações, concretizavam-se significados sobre a posição do bebê naquele espaço, papel a ser assumido e o esperado da criança, exigindo recursos diferenciados da mesma. A direção da construção de significados dependeu de contexto/interação. Significando e sendo significada pela emoção e corporeidade, na relação bebê-ambiente, a criança constrói significações enraizadas na cultura, constitutivas da sua subjetividade. Novos estudos são requeridos. Questões são levantadas para debate no cuidado infantil.

Palavras-chave : Bebê; Significação; Contexto; Vínculo; Afetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )