SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The infant and his/her meaning construction within diverse affective relations and cultural contextsParents' opinions and interpersonal conflict resolution by preadolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Simbolismos infantis e a mágica dos contos: uma compreensão piagetiana. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 327-336. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-04.

O objetivo deste texto é discutir as interpretações que crianças oferecem para contos populares, segundo a teoria de Jean Piaget. É conhecida a importância dada pela psicanálise aos símbolos e à simbolização, os quais permitem que encontremos sentidos para sentimentos, situações de vida e, sobretudo, no caso da criança, angústias ligadas ao desenvolver-se. Este seria o alívio trazido pelos contos de fadas. Ao estudar como as crianças concebem a realidade, Piaget destacou o pensamento mágico-fenomenista, o qual interfere nas crenças infantis e na compreensão da mágica no âmbito das interpretações realizadas por crianças mais jovens. Serão apresentadas pesquisas sobre interpretações de contos populares, com crianças de quatro a onze anos, as quais indicaram que crianças mais jovens admitem sem esforço enredos mágicos e valorizam aspectos ficcionais, enquanto que crianças mais velhas apontam a impossibilidade real das situações mágicas e valorizam aspectos reais, o que está relacionado ao seu desenvolvimento psicológico. A compreensão da mágica parece ser influenciada também pelas valorizações advindas do contexto cultural do grupo em que vivem, o que foi observado em pesquisa realizada em cooperação com a Universidade de Lausanne, Suíça, com crianças brasileiras e suíças de nove anos de idade.

Keywords : Mágica; Piaget; Cultura; Afetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )