SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2El bebé y la construcción de significaciones en relaciones afectivas y contextos culturales diversosOpinión de los padres y la resolución de conflictos por parte de pre adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Simbolismos infantis e a mágica dos contos: uma compreensão piagetiana. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 327-336. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-04.

O objetivo deste texto é discutir as interpretações que crianças oferecem para contos populares, segundo a teoria de Jean Piaget. É conhecida a importância dada pela psicanálise aos símbolos e à simbolização, os quais permitem que encontremos sentidos para sentimentos, situações de vida e, sobretudo, no caso da criança, angústias ligadas ao desenvolver-se. Este seria o alívio trazido pelos contos de fadas. Ao estudar como as crianças concebem a realidade, Piaget destacou o pensamento mágico-fenomenista, o qual interfere nas crenças infantis e na compreensão da mágica no âmbito das interpretações realizadas por crianças mais jovens. Serão apresentadas pesquisas sobre interpretações de contos populares, com crianças de quatro a onze anos, as quais indicaram que crianças mais jovens admitem sem esforço enredos mágicos e valorizam aspectos ficcionais, enquanto que crianças mais velhas apontam a impossibilidade real das situações mágicas e valorizam aspectos reais, o que está relacionado ao seu desenvolvimento psicológico. A compreensão da mágica parece ser influenciada também pelas valorizações advindas do contexto cultural do grupo em que vivem, o que foi observado em pesquisa realizada em cooperação com a Universidade de Lausanne, Suíça, com crianças brasileiras e suíças de nove anos de idade.

Palabras clave : Mágica; Piaget; Cultura; Afetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )