SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Simbolismos infantis e a mágica dos contos: uma compreensão piagetianaAfetividade nas práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEME, Maria Isabel da Silva; CARVALHO, Alysson Massote  e  JOVELEVITHS, Ilana. Opinião dos pais e resolução de conflitos por pré-adolescentes. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 337-354. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-05.

O estudo visou a verificar se existe relação entre as estratégias de resolução de conflitos de pré-adolescentes e a percepção que têm das opiniões de seus pais sobre elas. Participaram 369 alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental de três escolas, uma pública e duas privadas, que responderam a um questionário sobre a resolução de dez situações de conflito com colegas, amigos e pais. Foram acrescentadas questões em dois conflitos sobre opinião parental acerca da estratégia apresentada pelo participante. Os resultados mostraram que, no total da amostra, as estratégias predominantes de resolução foram submissão, coerção, mistas de coerção e submissão, e negociação, verificando-se diferenças entre tipo de escola quanto à predominância de cada estratégia de resolução, assim como em relação à percepção da opinião parental. A submissão, a ambivalente de submissão com coerção e a negociação foram apontadas como aprovadas pelos pais. A agressão foi apontada como reprovada. Verificou-se relação positiva entre estratégia relatada e percepção da opinião dos pais, assim como entre opinião e motivo.

Palavras-chave : Conflito; Estratégias; Percepção; Pais; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )