SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Parents' opinions and interpersonal conflict resolution by preadolescentsQuality of life, burden, social support, marital adjustment and psychological morbidity in caregivers of elders with functional dependence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 355-368. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-06.

O presente texto analisa o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores em sala de aula. Tendo como suporte as ideias de Vygotsky e Wallon, assume-se, como pressuposto, que as relações que se estabelecem entre o sujeito, o objeto de conhecimento e o agente mediador também são profundamente marcadas pela dimensão afetiva, uma vez que produzem impactos subjetivos no sujeito. Tais impactos podem gerar movimentos de aproximação ou de distanciamento entre o sujeito e o referido objeto de conhecimento; essas relações podem ser estudadas na situação de sala de aula. Neste sentido, pretende-se identificar e analisar algumas decisões pedagógicas planejadas e desenvolvidas por professores e seus impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o aluno e os conteúdos escolares. Dados acumulados de pesquisas permitem identificar que as decisões que promovem o sucesso na aprendizagem aumentam as chances de se estabelecer uma relação afetiva positiva entre o aluno e os conteúdos escolares - aqui designada como uma relação de aproximação afetiva.

Keywords : Aprendizagem; Afetividade; Práticas pedagógicas; Mediação do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )