SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Opinião dos pais e resolução de conflitos por pré-adolescentesQualidade vida, sobrecarga, suporte social, ajustamento conjugal e morbidade psicológica em cuidadores de idosos com dependência funcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 355-368. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-06.

O presente texto analisa o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores em sala de aula. Tendo como suporte as ideias de Vygotsky e Wallon, assume-se, como pressuposto, que as relações que se estabelecem entre o sujeito, o objeto de conhecimento e o agente mediador também são profundamente marcadas pela dimensão afetiva, uma vez que produzem impactos subjetivos no sujeito. Tais impactos podem gerar movimentos de aproximação ou de distanciamento entre o sujeito e o referido objeto de conhecimento; essas relações podem ser estudadas na situação de sala de aula. Neste sentido, pretende-se identificar e analisar algumas decisões pedagógicas planejadas e desenvolvidas por professores e seus impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o aluno e os conteúdos escolares. Dados acumulados de pesquisas permitem identificar que as decisões que promovem o sucesso na aprendizagem aumentam as chances de se estabelecer uma relação afetiva positiva entre o aluno e os conteúdos escolares - aqui designada como uma relação de aproximação afetiva.

Palavras-chave : Aprendizagem; Afetividade; Práticas pedagógicas; Mediação do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )