SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Afetividade nas práticas pedagógicasDignidade e educação infantil: visão de pais e educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEREIRA, Maria da Graça  e  CARVALHO, Helena. Qualidade vida, sobrecarga, suporte social, ajustamento conjugal e morbidade psicológica em cuidadores de idosos com dependência funcional. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 369-384. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-07.

Mudanças recentes ao nível dos serviços de saúde resultaram em internamentos mais curtos nos hospitais e na procura de substitutos para cuidar dos doentes, levando a que as famílias assumissem frequentemente esses cuidados. Os familiares que se tornam cuidadores têm que lidar com várias mudanças nas suas vidas, especialmente quando o familiar de quem cuidam se encontra dependente. Este estudo focou-se nas implicações do cuidar ao nível da sobrecarga, atividadades de vida diária, qualidade de vida, satisfação com o suporte social, ajustamento da díada, depressão e ansiedade. Participaram neste estudo 109 cuidadores informais de idosos funcionalmente dependentes. Os instrumentos usados foram: Índice de Barthel; Escala de Sobrecarga do Cuidador; WHOQOL-BREF; Escala da Satisfação com o Suporte Social; Escala de Ajustamento Conjugal Revista; Inventário de Beck para a Depressão e o Inventário de Avaliação da Ansiedade Estado e Traço. Os resultados revelaram que a qualidade de vida estava negativamente relacionada com a sobrecarga e morbidade e positivamente com a satisfação com os amigos. A sobrecarga e qualidade de vida correlacionaram-se com o suporte social total. O ajustamento conjugal moderou a relação entre depressão e qualidade de vida (dimensões física e psicológica), mas não entre sobrecarga e qualidade de vida. Os cuidadores cônjuges apresentam menor qualidade de vida e os cuidadores filhos, mais morbidade psicológica. Verificou-se também que cuidadores que possuem apoio ao nível da prestação de cuidados apresentam maior satisfação conjugal. Os resultados enfatizam a importância de intervir junto desta população no sentido de aumentar a qualidade de vida dos cuidadores.

Palavras-chave : Cuidadores; Idosos; Qualidade de vida; Sobrecarga; Morbidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )