SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Quality of life, burden, social support, marital adjustment and psychological morbidity in caregivers of elders with functional dependenceLife quality predictors in smokers and abstinents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

WEBER, Mara Aparecida Lissarassa  and  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Dignidade e educação infantil: visão de pais e educadores. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 385-398. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-08.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fundamenta-se na Doutrina da Proteção Integral: liberdade, dignidade e respeito à criança. Na desigualdade social, é difícil a efetivação de direitos universais e sua aplicação. Este artigo é parte de um estudo sobre a compreensão que pais e educadores têm a respeito da garantia e da violação dos direitos de proteção à criança, com ênfase no direito à DIGNIDADE. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de educação infantil, com encontros de discussão envolvendo pais e educadores. Foram utilizados, como fonte de dados, um roteiro para caracterizar os participantes e protocolos para o conceito da dignidade, da garantia e da violação deste direito em casa, na escola e na comunidade. Os resultados apontaram que a garantia à dignidade em casa está associada às condições materiais que pais têm para suprir as necessidades dos filhos e, caso contrário, se houver dificuldades financeiras, ela estará sendo violada. A falta de qualidade do ensino e o acesso desigual à educação foram também considerados fatores que violam a dignidade infantil na escola, enquanto que a carência de serviços públicos disponíveis e o desinteresse do Estado marcam a violação da dignidade na comunidade.

Keywords : Políticas brasileiras para crianças e adolescentes; Dignidade; Psicólogo escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )