SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Predictores de la calidad de vida en fumadores y abstinentesAraraiana y Combu: un estudio comparativo de dos contextos ribereños amazónicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SOUZA, Lívia Bentes de; MICCIONE, Mariana Morais  y  ASSIS, Grauben José Alves de. Expansão de classes ordinais em pré-escolares. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 413-428. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-10.

Pesquisas desenvolvidas têm documentado a formação de classes ordinais em humanos por meio do ensino de sequências independentes. O ensino de sequências por sobreposição de pares (e.g. A1A2, A2A3, A3A4, A4A5) pode ser a base para a formação de relações ordinais intra e entre sequências de forma inequívoca. O objetivo do presente estudo foi replicar o procedimento de ensino por sobreposição com trios de estímulos, a partir da expansão das classes ordinais em três pré-escolares. Foram utilizados dois conjuntos de estímulos: um com numerais cardinais de 1 a 9 e outro com formas não representacionais. Um software foi utilizado na apresentação de estímulos e registro das respostas. Um notebook com tela de 15' apresentava vídeos animados contingentes a cada acerto. Testes de transitividade (ex. 3-5-7 ou 5-7-9) foram apresentados após o ensino por sobreposição com sequências de três estímulos (ex. 1-2-3, 3-4-5, 5-6-7, 7-8-9). O segundo conjunto de estímulos foi apresentado com a mesma sequência de treino e testes. Em seguida, o teste de conectividade foi aplicado. Resultados demonstraram que os três participantes responderam com 100% de acerto na maioria dos testes. Esses resultados também sugerem uma linha de base corretamente programada.

Palabras clave : Relações ordinais; Sobreposição de estímulos; Numerosidade; Pré-escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )