SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Expansion of ordinal classes in preschoolersEvaluation of quality of life of survivors of childhood leukemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

REIS, Daniela Castro dos et al. Araraiana e Combu: um estudo comparativo de dois contextos ribeirinhos amazônicos. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 429-438. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-11.

Este trabalho teve por objetivo caracterizar sociodemograficamente dois contextos ribeirinhos, discutindo suas distinções e similaridades. Participaram da pesquisa 250 pessoas, 125 moradores de cada comunidade, 22 famílias da Comunidade do rio Araraiana e 24 famílias da Ilha do Combu. O rio Araraiana localiza-se a cerca de 4 horas de barco e a ilha do Combu, 15 minutos de rabeta da Capital Belém. O instrumento utilizado foi o Inventário Sociodemográfico (ISD), constituído por itens referentes: à identificação dos moradores, aos aspectos domiciliares, à renda familiar, à cidade de origem e ao tempo de moradia. A pesquisa recebeu autorização do comitê de ética a partir do consentimento dado pelos participantes para a realização deste estudo. Os resultados mostraram que a proximidade com a área urbana é um fator determinante para a diferença no modo de vida das comunidades pesquisadas. Apesar das semelhanças estruturais na vegetação e topografia, existem diferenças quanto ao bem-estar físico, educacional e quanto às estratégias de sobrevivência, identificadas no modo de vida.

Keywords : Contexto ribeirinho; Araraiana; Combu; Caracterização sociodemográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )