SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Expansão de classes ordinais em pré-escolaresAvaliação da qualidade de vida de sobreviventes de leucemia na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

REIS, Daniela Castro dos et al. Araraiana e Combu: um estudo comparativo de dois contextos ribeirinhos amazônicos. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 429-438. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-11.

Este trabalho teve por objetivo caracterizar sociodemograficamente dois contextos ribeirinhos, discutindo suas distinções e similaridades. Participaram da pesquisa 250 pessoas, 125 moradores de cada comunidade, 22 famílias da Comunidade do rio Araraiana e 24 famílias da Ilha do Combu. O rio Araraiana localiza-se a cerca de 4 horas de barco e a ilha do Combu, 15 minutos de rabeta da Capital Belém. O instrumento utilizado foi o Inventário Sociodemográfico (ISD), constituído por itens referentes: à identificação dos moradores, aos aspectos domiciliares, à renda familiar, à cidade de origem e ao tempo de moradia. A pesquisa recebeu autorização do comitê de ética a partir do consentimento dado pelos participantes para a realização deste estudo. Os resultados mostraram que a proximidade com a área urbana é um fator determinante para a diferença no modo de vida das comunidades pesquisadas. Apesar das semelhanças estruturais na vegetação e topografia, existem diferenças quanto ao bem-estar físico, educacional e quanto às estratégias de sobrevivência, identificadas no modo de vida.

Palavras-chave : Contexto ribeirinho; Araraiana; Combu; Caracterização sociodemográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )