SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Araraiana e Combu: um estudo comparativo de dois contextos ribeirinhos amazônicosJogo da Escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Clélia Marta Casellato de et al. Avaliação da qualidade de vida de sobreviventes de leucemia na infância. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 436-450. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-12.

O progressivo sucesso dos esquemas terapêuticos para neoplasias malignas de início na infância permitiu uma melhora significativa da sobrevida dos portadores nas últimas décadas. Contudo, sequelas tardias secundárias à toxicidade destes esquemas devem ser devidamente monitoradas. Dada a relevância da avaliação de aspectos da saúde física, saúde mental, bem como fatores emocionais e sociais dos sobreviventes, avaliou-se a qualidade de vida dos entrevistados por uma abordagem alternativa: o contato telefônico. Aplicou-se o questionário SF-36 (Medical Outcomes Study 36 - Item Short Form Health Survey) validado para a língua portuguesa, em trinta indivíduos, maiores de 18 anos e de ambos os sexos, sobreviventes de leucemia linfocítica aguda, sem terapia antineoplásica há pelo menos cinco anos, em acompanhamento médico no Ambulatório Fora de Terapia do ITACI (grupo experimental), e em trinta indivíduos sadios, pareados por sexo e idade ao grupo experimental (grupo controle). Os sobreviventes analisados apresentaram todos os aspectos do SF-36 superiores ao valor médio. Os resultados médios do total de pontos foram estatisticamente semelhantes ao do grupo controle. O SF-36 proporciona dados valiosos para que a equipe de saúde estabeleça condutas terapêuticas aos sobreviventes. A avaliação por telefone se mostrou importante recurso no acompanhamento ambulatorial desta população. Os sobreviventes de Leucemia Linfocítica Aguda avaliados apresentaram adequados escores de qualidade de vida na atualidade.

Palavras-chave : Qualidade vida; Leucemia; Sobreviventes; Telefone.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )