SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Evaluación de la calidad de vida de sobrevivientes de leucemia en la infanciaReacciones postraumáticas en los adultos: ¿cómo, por qué y qué aspectos a evaluar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ESCOBAL, Giovana; ELIAS, Nassim Chamel  y  GOYOS, Celso. Jogo da Escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadores. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 451-458. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-13.

A utilização de reforçamento é o mecanismo central no desenvolvimento de comportamentos operantes. Para implantar, com sucesso, intervenções baseadas em reforçamento em pesquisa básica, aplicada ou translacional, é importante identificar itens de preferência para uso com participantes por meio de métodos de avaliação de preferência. A maioria das pesquisas sobre avaliação de preferência emprega estímulos tangíveis apresentados sobre uma mesa. Embora esse método apresente diversas vantagens, alguns itens e atividades não são facilmente apresentados. Um teste de avaliação de preferência computadorizada poderia resolver parte dessas restrições. Entre as vantagens, está a possibilidade de inserir um banco de dados quase ilimitado de estímulos digitais, como figuras, sons e vídeos. O objetivo da presente pesquisa é, portanto, apresentar um teste de avaliação de preferência computadorizado desenvolvido como uma alternativa para os formatos realizados sobre a mesa. Esta ferramenta informatizada foi desenvolvida para rodar em qualquer navegador comercial e permite aos usuários fazerem atualizações da base de dados com novos estímulos, inserir informações referentes aos testes e criar avaliações de acordo com objetivos específicos. Mais detalhes sobre o funcionamento da ferramenta, chamada "Jogo da Escolha", são apresentados.

Palabras clave : Avaliação de preferência; Escolha; Ferramenta informatizada; Estímulos digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )