SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Choice Game: internet-based tool to assess reinforcement preferencesInattention as a risk factor for motorcycle drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCHAEFER, Luiziana Souto; LOBO, Beatriz de Oliveira Meneguelo  and  KRISTENSEN, Christian Haag. Reações pós-traumáticas em adultos: como, por que e quais aspectos avaliar?. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 459-478. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-14.

A exposição a uma situação traumática vulnerabiliza o indivíduo ao desenvolvimento de diferentes psicopatologias, incluindo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Entretanto, outras reações ou transtornos podem ser desencadeados após a vivência de um evento traumático. Este artigo objetivou apresentar uma revisão crítica da literatura sobre aspectos a serem considerados na avaliação clínica de reações pós-traumáticas em adultos, com ênfase no TEPT. Foi realizada uma revisão sobre as possíveis consequências psicológicas decorrentes de um trauma, bem como os fatores de risco para o TEPT e os transtornos psiquiátricos comumente associados. Por fim, foram apresentadas sugestões sobre métodos e instrumentos para a avaliação de reações pós-traumáticas em adultos. Concluiu-se que, a partir do processo de avaliação, deverá ser possível identificar os sintomas e transtornos desencadeados pela situação traumática vivenciada, assim como os possíveis fatores de risco e de proteção, para que tais aspectos possam ser trabalhados em termos de prevenção e tratamento.

Keywords : Avaliação; Reações pós-traumáticas; Transtornos de estresse pós-traumáticos; Fatores de risco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )