SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Jogo da Escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadoresFalta de atenção como fator de risco em condutores de moto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHAEFER, Luiziana Souto; LOBO, Beatriz de Oliveira Meneguelo  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Reações pós-traumáticas em adultos: como, por que e quais aspectos avaliar?. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 459-478. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-14.

A exposição a uma situação traumática vulnerabiliza o indivíduo ao desenvolvimento de diferentes psicopatologias, incluindo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Entretanto, outras reações ou transtornos podem ser desencadeados após a vivência de um evento traumático. Este artigo objetivou apresentar uma revisão crítica da literatura sobre aspectos a serem considerados na avaliação clínica de reações pós-traumáticas em adultos, com ênfase no TEPT. Foi realizada uma revisão sobre as possíveis consequências psicológicas decorrentes de um trauma, bem como os fatores de risco para o TEPT e os transtornos psiquiátricos comumente associados. Por fim, foram apresentadas sugestões sobre métodos e instrumentos para a avaliação de reações pós-traumáticas em adultos. Concluiu-se que, a partir do processo de avaliação, deverá ser possível identificar os sintomas e transtornos desencadeados pela situação traumática vivenciada, assim como os possíveis fatores de risco e de proteção, para que tais aspectos possam ser trabalhados em termos de prevenção e tratamento.

Palavras-chave : Avaliação; Reações pós-traumáticas; Transtornos de estresse pós-traumáticos; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )