SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Reações pós-traumáticas em adultos: como, por que e quais aspectos avaliar?Conquista da autonomia integral, em mulheres, através de projeto social e instrumento de training sociopsicológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NUCCIARONE, María Isabel; POO, Fernando Martín; TOSI, Jeremías David  e  MONTES, Silvana Andrea. Falta de atenção como fator de risco em condutores de moto. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 479-490. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-15.

As colisões que envolvem motociclistas constituem um problema crescente. Não obstante, é pouco o que se conhece sobre os padrões de deslocamento, os comportamentos de risco e os comportamentos de proteção dos motociclistas. Este trabalho avalia se a falta de atenção em condutores de motos constitui um fator de risco para acidentes de trânsito e se certas variáveis pessoais se relacionam com as falhas de atenção durante a condução. Trabalhou-se com uma amostra de 110 motociclistas da população geral da cidade de Mar del Plata (Argentina), que responderam um instrumento de avaliação de desatenção durante a condução (ARDES-M), uma medida geral sobre erro de atenção (ARCES), uma escala de experiências dissociativas (DES), uma medida de desejabilidade social, um índice de atividades distrativas durante a condução e um questionário de dados sociodemográficos e histórico de incidentes de trânsito. A escala de desatenção durante a condução para os motociclistas (Attentional Related Driving Errors Scale - ARDES-M) foi desenvolvida e validada neste estudo. Segundo os resultados, os erros relacionados à falta de atenção durante a condução estão correlacionados com características gerais de funcionamento da atenção. Por outro lado, os condutores que incorrem em mais falhas de atenção informaram um maior histórico de colisões e multas de trânsito. Esta investigação poderia proporcionar informação relevante para o planejamento de medidas preventivas e educativas para motociclistas.

Palavras-chave : Motociclistas; Falta de atenção; Diferenças individuais; Características do motorista; Acidentes de trânsito.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )