SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Conquista de autonomía integral en mujeres a través de proyecto social e instrumentos de training sócio-psicológicosPuedo resolver problemas: un programa para desarrollar habilidades para la solución de problemas interpersonales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MARTINS, Gabriela Dal Forno et al. Psicologia evolucionista: uma perspectiva em expansão. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 509-520. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-17.

A Psicologia Evolucionista (PE) é um campo teórico da Psicologia cujo objetivo é entender a natureza humana à luz da perspectiva evolucionista do neodarwinismo. Apesar de ter surgido formalmente na década de 1980, a PE começou a se popularizar no Brasil apenas neste século. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma investigação sistemática da produção acadêmica nacional na área até o momento, contrastando-a com a produção internacional no mesmo período. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Banco de Teses da CAPES e PsycINFO. Utilizou-se a palavra-chave "Psicologia Evolucionista", e sua correspondente em inglês, e a busca abrangeu todo o período disponível nas bases até 2010. Os trabalhos nacionais foram classificados de acordo com a temática de estudo e o método empregado, enquanto os internacionais foram apenas contabilizados. Os resultados permitiram constatar que, apesar do crescimento do número de publicações tanto no Brasil como no exterior, ainda são poucos os estudos empíricos na área no país. A predominância, nos estudos nacionais, é de revisões não sistemáticas de literatura e de temas relacionados a aspectos gerais da perspectiva evolucionista. Ressalta-se a necessidade de novos estudos brasileiros, sobretudo investigações empíricas e nas áreas de personalidade e psicopatologia.

Palabras clave : Psicologia Evolucionista; Revisão sistemática; Estudos brasileiros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )