SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Psicologia evolucionista: uma perspectiva em expansãoIndicadores de comorbidade em pacientes com transtorno de pânico avaliados pelo Método de Rorschach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ELIAS, Luciana Carla dos Santos; MARTURANO, Edna Maria  e  MOTTA-OLIVEIRA, Ana Maria de Almeida. Eu posso resolver problemas: um programa para o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 521-536. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-18.

Este artigo apresenta o programa "Eu posso resolver problemas" (EPRP), que visa desenvolver habilidades cognitivas de solução de problemas interpessoais para prevenir comportamentos impulsivos e agressivos em crianças. Organizado em quatro seções, o artigo descreve: o programa original; sua adaptação brasileira; evidências de efetividade da intervenção em escolas; experiência de aplicação clínica, com informações sobre aplicabilidade e limites do programa nessa condição. Nas escolas, o programa se mostrou efetivo para redução de comportamentos inadequados, aumento de soluções relevantes frente a situações problemas e aumento de comportamentos socialmente habilidosos. Na clínica, efeitos positivos foram identificados nas seguintes condições: clientela constituída de crianças de 6 a 10 anos, com queixa escolar associada a problemas de comportamento; intervenção conduzida por profissionais com experiência clínica no atendimento a essa clientela específica; orientação concomitante às famílias. Efeito moderador do ambiente familiar e persistência dos problemas para uma parcela das crianças são questões que demandam novas pesquisas.

Palavras-chave : Habilidades de solução de problemas interpessoais; Problemas de comportamento; Desempenho escolar; Escola; Clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )