SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Eu posso resolver problemas: um programa para o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoaisCartografia clínica em plantão psicológico: investigação interventiva num projeto de atenção psicológica em distrito policial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CASTRO, Paulo Francisco de. Indicadores de comorbidade em pacientes com transtorno de pânico avaliados pelo Método de Rorschach. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 537-554. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-19.

O presente artigo objetiva a exposição de indicadores de psicopatologia observados em uma amostra de pacientes com Transtorno de Pânico, a partir dos dados do Método de Rorschach. Em síntese, o Transtorno de Pânico pode ser caracterizado como um quadro de vivências extremas de ansiedade, sem aparente motivo, que ocorrem de forma repetida e levam a uma situação paralisadora e à sensação de morte; não raro, observa-se comorbidade do pânico com outros quadros de sofrimento psíquico. O material interpretativo do Método de Rorschach, segundo a proposta do sistema compreensivo, apresenta seis constelações que indicam elementos de cunho psicopatológico ou de sofrimento psíquico. Participaram da investigação 60 sujeitos de ambos os sexos, divididos igualmente em um grupo de pacientes e um grupo de não pacientes. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas em duas constelações: maior incidência de PTI (p=0,002) nos pacientes do sexo masculino, revelando que os homens com Transtorno de Pânico tendem a apresentar graves transtornos de percepção e de pensamento; presença de DEPI (p=0,009) onde pacientes com pânico revelam sinais de depressão, sintomas depressivos ou algum tipo de transtorno relacionado à alteração de humor. As demais constelações não diferenciaram os grupos de pacientes e de não pacientes, seus resultados foram CDI (p=0.891), S-Con (p=1,0), HVI (p=1,0) e OBS (p=1,0). Assim, na amostra que participou da presente pesquisa, observou-se comorbidade de sintomas depressivos ou de humor na maior parte de todos os pacientes e perturbações severas de pensamento nos pacientes do sexo masculino.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Teste de Rorschach; Transtorno de Pânico; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )