SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Clinical cartography at psychological attendance: interventional investigation in a psychological attention project in a police district author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

NYLANDER, Pamella Isabela Alvarez et al. Educadores infantis: aspectos da formação profissional e do trabalho em creche. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 571-584. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-21.

O estudo com educadores de creche tornou-se relevante à medida que este profissional passou a ser reconhecido como promotor do desenvolvimento infantil. Conhecer quem são, o que fazem e o que sentem acerca do seu próprio trabalho é uma questão atual para a pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Nesse sentido, o presente estudo, ao se pautar por uma abordagem ecológica do desenvolvimento humano, reconhece a escola como contexto primário onde o educador e a criança se relacionam e são envolvidos em processos promotores de aquisições e alterações mútuas. Com essa perspectiva, foram entrevistados 20 educadores por meio da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, o que correspondeu ao total de profissionais nessa condição funcional na instituição. O perfil sociodemográfico gerado revelou que os participantes em sua totalidade eram mulheres, sendo que a maioria tinha idade superior a 35 anos (70%), apresentou experiência anterior de trabalho com crianças de pelo menos dois anos (90%) e frequentou cursos de capacitação em período recente (90%). Em relação ao seu trabalho em creche, as maiores dificuldades estiveram direcionadas primeiramente ao relacionamento com os pais dos alunos, seguidas pelo salário e o ambiente físico da escola. Sobre os aspectos cansativos de sua rotina de trabalho, destacaram o esforço físico e as emoções presentes no relacionamento com as crianças e a comunicação com os pais. Os resultados encontrados ressaltam a importância de se compreender o trabalho realizado em contextos como creches e escolas a partir do ponto de vista dos próprios educadores infantis, oferecendo elementos que possam sustentar intervenções que motivem o seu contínuo aperfeiçoamento profissional, a prevenção do seu desgaste físico e emocional e potencializar o impacto positivo de tais medidas no desenvolvimento da criança.

Keywords : Educador infantil; Formação profissional; Trabalho em creche.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )