SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Creatividad en debate: algunas contribuciones del análisis del comportamiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cássia  y  BRITO, Maíra Esteves. Avaliação da criatividade a partir do controle do nível de inteligência em uma amostra de crianças: control of the level of intelligence in a sample of children. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 01-15. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-01.

Buscando enriquecer a discussão acerca da relação entre criatividade e inteligência, uma amostra composta por 135 crianças (média de 10,3 anos, DP=1,05), estudantes de 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, respondeu à Bateria de Provas de Raciocínio Infantil e ao Teste de Criatividade Figural Infantil. Duas análises foram realizadas a partir de critérios diferentes de controle do nível de inteligência dos participantes (alta, média e baixa inteligência). Quando utilizado o critério da média e desvio padrão (abaixo de -1DP, entre -1DP e + 1DP e acima de +1DP), os resultados da Análise da Variância indicaram a interação entre as variáveis sexo e grupo como marginalmente significativa no fator 2 (emocional), entretanto, quando uma nova divisão é realizada a partir do percentil (abaixo do P25, média e acima do P75), a variável grupo passa a influenciar significativamente o resultado dos participantes no Fator 1 da criatividade (Enriquecimento de Idéias). O estudo ainda apontou correlação baixa entre os dois construtos (r=0,22).

Palabras clave : Desenho; raciocínio; infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )