SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Creativity assessmentExpanding arbitrary relations repertoire by exclusion in Sapajus sp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MURARI, Silvia Cristiane  and  HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira. Criatividade em debate: algumas contribuições da análise do comportamentoCreativity in focus: some contributions of the analysis of behavior. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 17-29. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-02.

As publicações sobre o tema criatividade nas perspectivas da Teoria Psicanalítica, da Gestalt e do humanismo predominaram o cenário da psicologia no Brasil. Entretanto, nos últimos 20 anos, surgiram novas perspectivas teóricas que tem contribuído para o desenvolvimento do conhecimento a respeito desse fenômeno. Considerando a produção de conhecimento da Análise do Comportamento nas últimas três décadas, chama atenção que esta não apareça como uma das abordagens que têm contribuído para o avanço na definição e estudo da criatividade. As razões para este fato podem envolver muitos fatores desde pouca divulgação da produção até preconceitos e mal entendidos com a filosofia que sustenta a Análise do Comportamento e com os próprios conceitos dessa área. Os objetivos deste texto são apresentar alguns princípios importantes da Análise do Comportamento para a compreensão do comportamento criativo, apresentar duas contribuições comportamentais para a análise dessa classe de comportamentos, a saber, as noções de combinações de repertórios e de variabilidade, e apresentar algumas decorrências dessas análises do comportamento criativo para a educação.

Keywords : Análise do comportamento; comportamento criativo; educação de comportamento criativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )