SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliação da criatividade a partir do controle do nível de inteligência em uma amostra de crianças: control of the level of intelligence in a sample of childrenExpansão de repertório de relações arbitrárias em Sapajus sp. via exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MURARI, Silvia Cristiane  e  HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira. Criatividade em debate: algumas contribuições da análise do comportamentoCreativity in focus: some contributions of the analysis of behavior. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 17-29. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-02.

As publicações sobre o tema criatividade nas perspectivas da Teoria Psicanalítica, da Gestalt e do humanismo predominaram o cenário da psicologia no Brasil. Entretanto, nos últimos 20 anos, surgiram novas perspectivas teóricas que tem contribuído para o desenvolvimento do conhecimento a respeito desse fenômeno. Considerando a produção de conhecimento da Análise do Comportamento nas últimas três décadas, chama atenção que esta não apareça como uma das abordagens que têm contribuído para o avanço na definição e estudo da criatividade. As razões para este fato podem envolver muitos fatores desde pouca divulgação da produção até preconceitos e mal entendidos com a filosofia que sustenta a Análise do Comportamento e com os próprios conceitos dessa área. Os objetivos deste texto são apresentar alguns princípios importantes da Análise do Comportamento para a compreensão do comportamento criativo, apresentar duas contribuições comportamentais para a análise dessa classe de comportamentos, a saber, as noções de combinações de repertórios e de variabilidade, e apresentar algumas decorrências dessas análises do comportamento criativo para a educação.

Palavras-chave : Análise do comportamento; comportamento criativo; educação de comportamento criativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )