SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Criatividade em debate: algumas contribuições da análise do comportamentoA percepção do tempo: contributos do procedimento de bissecção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CAMPOS, Rodolfo S.; BRINO, Ana Leda F.  e  GALVAO, Olavo F.. Expansão de repertório de relações arbitrárias em Sapajus sp. via exclusão. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 31-48. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-03.

O procedimento de exclusão pode expandir repertório relacional arbitrário de crianças, em condições de aprendizagem sem erros. Embora a escolha por exclusão esteja presente em diversas espécies não humanas, ela nem sempre resulta na aprendizagem de novas relações. O objetivo deste trabalho foi verificar a escolha por exclusão em um macaco-prego e a aquisição das novas relações arbitrárias como um resultado do contexto de exclusão. O sujeito apresentava um repertório de 5 relações arbitrárias A-B e suas simétricas B-A adquirido em estudo prévio, em um procedimento de pareamento ao modelo com atraso, envolvendo cinco ou mais escolhas como comparações. Neste estudo, usando o procedimento de pareamento ao modelo com duas escolhas, novas relações arbitrárias A-C foram introduzidas, usan-do-se estímulos B como S-, para verificar exclusão. O sujeito respondeu corretamente nas tentativas de exclusão excluindo o estímulo B e escolhendo o estímulo C. A aprendizagem das novas relações A-C foi avaliada em tentativas compostas apenas por comparações do Conjunto C, e o sujeito respondeu incorretamente nessas tentativas. Um treino com comparação vazia visando estabelecer controle por seleção e rejeição nas relações A-C não foi efetivo em gerar relações de controle por seleção. Em estudos futuros serão usadas mais de duas escolhas por tentativa no treino A-C, em contexto de exclusão, visando obter a aprendizagem das novas relações.

Palavras-chave : Relações arbitrárias; exclusão; comparação vazia; Sapajus sp.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )