SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A percepção do tempo: contributos do procedimento de bissecçãoSobre a linguagem: considerações sobre a atividade verbal a partir da psicologia histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIMA, Ana Izabel Oliveira et al. O desafio da construção do cuidado integralem saúde mental no âmbito da atenção primária. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 71-82. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-05.

Este estudo objetivou analisar o cuidado que as Equipes de Saúde da Família exercem diante dos usuários da saúde mental. Como perspectiva teórico-metodológica tomamos a Análise Institucional. A pesquisa foi realizada com três Equipes de Saúde da Família de um município da região metropolitana de Natal/RN. Realizamos entrevistas semi-estruturadas e observação participante do cotidiano da Unidade. Apontamos como elementos instituídos: a precarização dos vínculos de trabalho prejudicando a construção do vínculo e responsabilização, a reprodução irrefletida do conhecimento técnico sobre o diagnóstico psiquiátrico, a reprodução de práticas de encaminhamento e medicalização. Os processos instituintes a serem investidos: a ampliação da noção de saúde-doença mental, o reconhecimento da necessidade de escuta ampliada no cuidado, o vislumbre do acolhimento individual, grupal e/ou familiar como prática importante de cuidado, a necessidade do atendimento compartilhado seguindo a lógica do apoio. Os resultados indicam a necessidade de investir em formações permanentes, discutindo a importância dos cuidados em saúde mental na Atenção Primária através dos cuidados territoriais, sobrepondo a lógica dos especialismos.

Palavras-chave : Saúde mental; cuidado; atenção primária; análise institucional; profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )