SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The challenge of building care comprehensive mental health in the context of the primary careConfirmation of social representation centrality through the graphical analysis of the characterization questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BEZERRA, Giovani Ferreira  and  ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Sobre a linguagem: considerações sobre a atividade verbal a partir da psicologia histórico-cultural. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 83-96. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-06.

Este trabalho se constitui em um artigo de revisão e explora algumas inter-relações entre as funções cognitivas e comunicativas da atividade verbal humana, segundo a perspectiva da Psicologia Históri-co-Cultural. Com o objetivo precípuo de compreender o desenvolvimento filogenético e ontogenético da linguagem humana, analisando-se as principais funções psicológicas por ela desempenhadas ou viabilizadas, é utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica. Conforme o referencial teórico adotado, a emergência da linguagem na filogênese relaciona-se ao processo de trabalho, que suscita no homem a necessidade de comunicação objetiva, dotada de significação social. Já na ontogênese, a linguagem infantil é inicialmente caracterizada como pré-intelectual, apresentando-se dissociada do pensamento. Todavia, mediante processos sociais interativos, pensamento e linguagem se encontram, de modo que esta assume propriedades intelectuais complexas, convertendo-se em um importante instrumento de regulação psíquica, sob o qual emergem novas possibilidades cognitivas para a humanização do próprio homem. Isso é possível pela emergência das funções perceptivas, da memorização, atenção, abstração, generalização e constituição da própria consciência.

Keywords : Linguagem; Psicologia Histórico-Cultural; funções psicológicas superiores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )