SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1El reto de la construcción cuidado de la salud mental integral en la atención primariaConfirmación de la centralidad de las representaciones sociales mediante el análisis gráfico del cuestionario de caracterización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BEZERRA, Giovani Ferreira  y  ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Sobre a linguagem: considerações sobre a atividade verbal a partir da psicologia histórico-cultural. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 83-96. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-06.

Este trabalho se constitui em um artigo de revisão e explora algumas inter-relações entre as funções cognitivas e comunicativas da atividade verbal humana, segundo a perspectiva da Psicologia Históri-co-Cultural. Com o objetivo precípuo de compreender o desenvolvimento filogenético e ontogenético da linguagem humana, analisando-se as principais funções psicológicas por ela desempenhadas ou viabilizadas, é utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica. Conforme o referencial teórico adotado, a emergência da linguagem na filogênese relaciona-se ao processo de trabalho, que suscita no homem a necessidade de comunicação objetiva, dotada de significação social. Já na ontogênese, a linguagem infantil é inicialmente caracterizada como pré-intelectual, apresentando-se dissociada do pensamento. Todavia, mediante processos sociais interativos, pensamento e linguagem se encontram, de modo que esta assume propriedades intelectuais complexas, convertendo-se em um importante instrumento de regulação psíquica, sob o qual emergem novas possibilidades cognitivas para a humanização do próprio homem. Isso é possível pela emergência das funções perceptivas, da memorização, atenção, abstração, generalização e constituição da própria consciência.

Palabras clave : Linguagem; Psicologia Histórico-Cultural; funções psicológicas superiores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )