SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Sobre a linguagem: considerações sobre a atividade verbal a partir da psicologia histórico-culturalDesempenho empreendedor nas indústrias criativas: propondo um modelo teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

POLLI, Gislei Mocelin  e  WACHELKE, João. Confirmação de centralidade das representações sociais pela análise gráfica do questionário de caracterização. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 97-104. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-07.

A abordagem estrutural das representações sociais aponta como passos importantes para a caracterização das representações sociais a identificação de quais elementos são centrais e periféricos. Os elementos centrais são os importantes para a representação e definem sua identidade, ao passo que os elementos periféricos são mais particulares e flexíveis. O presente artigo traz um exemplo da aplicação do questionário de caracterização, uma técnica para confirmar o status estrutural de elementos identificados previamente com análises exploratórias tais como a análise prototípica das evocações livres. O questionário de caracterização baseia-se em avaliações de participantes de pesquisa acerca de quão característicos são os elementos da representação social em relação a seu objeto. Ao avaliar graficamente a distribuição das respostas é possível concluir pela centralidade desses elementos quando há concentração de respostas indicando uma forte ligação. Após apresentar as características básicas da técnica, é fornecido um exemplo empírico de sua aplicação em um estudo sobre a representação social do meio ambiente.

Palavras-chave : Representações sociais; abordagem estrutural; questionário de caracterização; núcleo central.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )