SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Desempenho empreendedor nas indústrias criativas: propondo um modelo teóricoExperiências adversas, trauma, TEPT e comportamentosde risco na população e em veteranos de guerra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Guilherme Elias da; HASHIMOTO, Francisco  e  SOLDERA, Lucas Martins. Organizações estratégicas: campo de (Re)produçãoda ideologia narcisista e do espetáculo. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 121-137. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-09.

Esse trabalho pretende apresentar uma reflexão diante do modo de vida contemporâneo substanciado por seus pilares - consumo, individualismo, competitividade, relações fluidas; visando assimilá-lo a um modelo de gestão administrativa que encontra grande difusão no capitalismo monopolista-financeiro - modelo de gestão estratégica - norteados pela questão: Por que este modelo de gestão encontra um campo tão fértil para se desenvolver no cenário contemporâneo? Para tanto, o estudo fundamentou-se teórico-metodologicamente na abordagem da psicossociologia e foi elaborado a partir de uma revisão teórica. Realizamos uma contextualização e definição de contemporaneidade onde preside uma sociedade de mercado que exalta o espetáculo, analisando, a partir disso, o modelo de administração organizacional estratégico que vem atuando como droga na constituição subjetiva dos indivíduos produzindo marcantes ressonâncias ao campo psicossocial. Isto é, a assimilação realizada neste artigo nos permitiu clarificar algumas possíveis causas das patologias sociais decorrentes do mundo cada vez mais cruel que se enfrenta na vida profissional.

Palavras-chave : Organizações estratégicas; contemporâneo; Psicossociologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )