SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Strategic organizations: field of (Re)production of spectacle and narcissistic ideologyAn exploratory study of the impact of depressive symptoms in children and teens in host institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PEDRAS, Susana  and  PEREIRA, Maria da Graça. Experiências adversas, trauma, TEPT e comportamentosde risco na população e em veteranos de guerra. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 139-150. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-10.

A vivência de experiências adversas na infância, a exposição ao trauma e o quadro clínico de TEPT são fatores de risco para o desenvolvimento de comportamentos de risco (consumo de substâncias, comportamentos sexuais de risco e estilo de vida sedentário). Para além disso, a literatura tem vindo a documentar que existe um fenômeno de transmissão intergeracional de comportamentos de risco dos progenitores para os filhos realçando a importância da intervenção com as vítimas primárias de um trauma devido não só ao risco de envolvimento em comportamentos que prejudicam a saúde mas também devido ao seu poder como modelo parental na transmissão dos comportamentos de risco. Este trabalho apresenta estudos, na área do stress traumático na população geral e em veteranos de guerra tendo também em consideração a investigação sobre o mecanismo intergeracional dos comportamentos de risco da família de origem para a vida adulta.

Keywords : Comportamentos de risco; experiências adversas; trauma; TEPT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )