SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Organizações estratégicas: campo de (Re)produçãoda ideologia narcisista e do espetáculoUm estudo exploratório da incidência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes em acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEDRAS, Susana  e  PEREIRA, Maria da Graça. Experiências adversas, trauma, TEPT e comportamentosde risco na população e em veteranos de guerra. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 139-150. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-10.

A vivência de experiências adversas na infância, a exposição ao trauma e o quadro clínico de TEPT são fatores de risco para o desenvolvimento de comportamentos de risco (consumo de substâncias, comportamentos sexuais de risco e estilo de vida sedentário). Para além disso, a literatura tem vindo a documentar que existe um fenômeno de transmissão intergeracional de comportamentos de risco dos progenitores para os filhos realçando a importância da intervenção com as vítimas primárias de um trauma devido não só ao risco de envolvimento em comportamentos que prejudicam a saúde mas também devido ao seu poder como modelo parental na transmissão dos comportamentos de risco. Este trabalho apresenta estudos, na área do stress traumático na população geral e em veteranos de guerra tendo também em consideração a investigação sobre o mecanismo intergeracional dos comportamentos de risco da família de origem para a vida adulta.

Palavras-chave : Comportamentos de risco; experiências adversas; trauma; TEPT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )